RSS

lomadee

boobox

***************************************************************************************************

Andar de bicicleta faz bem para o corpo \ Data: 05/08/2012

Usar a bicicleta nas horas de lazer traz vários benefícios para nossas vidas: melhora o condicionamento físico, tonifica as pernas, ajuda a relaxar e a esquecer dos problemas do dia a dia. A bike também pode ser um meio de transporte alternativo para driblar os congestionamentos da cidade. Então, que tal incluir as pedaladas na sua rotina? Nos dois casos, no entanto, é importante ficar de olho em detalhes que fazem a diferença quando o assunto é segurança.

Ter consciência sobre a melhor forma de condução é um ponto importante para andarmos com tranquilidade. Uirá Felipe Lourenço, presidente da ONG Rodas da Paz, de Brasília, explica que o importante é o ciclista ser visto. “Quem está na bicicleta precisa ajudar o motorista, sinalizando as manobras que vai fazer. Se for virar à esquerda, por exemplo, mostre isso com o braço.”


Tanto na hora de passear quanto ao se locomover pela cidade de bike, é bom ficar atento ao itinerário.  Olhe à sua volta e veja quais ruas são mais tranquilas, ou se existem ciclovias no seu caminho. Segundo Lourenço, o percurso mais seguro às vezes é o mais longo. "Aproveite e escolha ruas mais arborizadas, para se sentir mais confortável na hora de pedalar."


Andar em grupos também diminui o risco de acidentes, além de ser uma oportunidade de interagir e conversar durante o trajeto. O passeio pode ser feito em família, ou entre amigos.  Para Lourenço, “fica mais fácil de o motorista visualizar quando existe uma concentração de ciclistas na via”.


Você se animou e quer usar a bicicleta como meio de transporte?  Ele aconselha: “antes de começar, faça o teste de percurso no domingo, que é um dia mais calmo, para conhecer os detalhes do caminho e se sentir mais à vontade na bike”.


Decidido o trajeto, é importante seguir algumas regras de segurança para o uso da bicicleta:


Bicicleta –
Utilize retrovisores com bom campo de visão, buzina eletrônica, fitas adesivas refletivas (para colar na bicicleta e no capacete) e luzes dianteiras e traseiras. Na hora de guardar a bike em locais públicos, use trancas e cadeados.

Equipamentos pessoais –
Use sempre capacete e luvas. Durante a noite, utilize o colete refletivo e, de dia, roupas claras.

Percurso –
Procure trechos alternativos.  Evite passar por rodovias e grandes avenidas. Dê preferência para vias com menor fluxo de automóveis e ônibus.

Viu só como é simples? Os detalhes fazem toda a diferença na hora de escolher a bicicleta, os equipamentos e onde andar. Comece a pedalar hoje mesmo. Convide seus amigos para um passeio no parque e aproveite seu fim de semana de uma forma diferente e saudável.  Pode ter certeza de que todos vão adorar o passeio.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário